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Todo mundo come e fica com fome depois de um curto período de tempo. Geralmente comemos alimentos muito calóricos, pensando que eles nos satisfazem mais; na realidade, porém, a saciedade não está ligada a calorias.

Por outro lado, alimentos que não são muito volumosos e contêm pouca água e muitas fibras favorecem uma maior sensação de saciedade, acalmam a fome e também contêm proteínas: além de retardar a fome, também promovem a construção de massa magra.

Por que estamos sempre com fome?

Entre os fatores que determinam a sensação de fome está o índice glicêmico dos alimentos que consumimos. Este é um valor que indica a velocidade com que os açúcares que circulam no sangue aumentam. Quanto mais esse valor aumenta, mais ele produz hormônios como a insulina, que estimulam a fome.

Alguns emagrecedores naturais ajudam a diminuir o apetite e ter a sensação de saciedade com menos comida, para saber mais sobre isto clique aqui, porém o ideal mesmo é que se consiga isto através de uma alimentação mais correta e balanceada.

Os principais estimulantes do apetite são pão branco, pizza, doces, biscoitos, massas e sucos de frutas, todos os alimentos que contêm grandes quantidades de açúcares simples que aumentam os níveis de açúcar no sangue. Em vez disso, vamos ver quais alimentos são mais satisfatórios, confira abaixo:

1. Aveia rica em fibras

A aveia é um excelente alimento: é rico em fibras, contém poucas calorias e possui um alto poder de saciedade, graças também ao teor de proteínas, que atua na sensação de fome. O ideal é comê-los no café da manhã, talvez com iogurte grego, com pouco açúcar. Dessa forma, você poderá alcançar a refeição sem as dores da fome: ela o satisfará por cerca de 4 horas.

2. Frutos secos que contenham gorduras “boas”

Mesmo as frutas secas nos ajudam a sentir-se mais cheios, especialmente os oleosos, como nozes, amêndoas, pistache, castanha de caju e castanha do Pará. Eles são ricos em boas gorduras e proteínas: obviamente, você deve consumir aqueles que não são salgados ou revestidos com açúcar, mas naturais. Você pode comê-los como um lanche no meio da manhã ou da tarde, mas também em saladas no almoço.

3. Sopa: leve, mas recheada

A sopa é um alimento muito recheado, mesmo que leve. Você pode comê-lo com legumes, legumes, cereais, ele irá satisfazer seu paladar e ajudá-lo a não ficar com fome imediatamente. Você pode até recorrer a uma sopa bem leve ou a um caldo antes de uma refeição: ela o enche fazendo você comer menos. Evite, obviamente, adicionar muito tempero, mas prefira vinagre balsâmico, suco de limão, mas também especiarias, e não adicione muito queijo.

4. Lentilhas com digestão lenta

Em geral, as leguminosas têm um alto poder de saciedade, em particular as lentilhas, são melhor digeridas e são absorvidas menos rapidamente. Você pode comê-los como sopa quente, mas também fria, talvez acompanhada por um queijo leve, e são ideais para almoço e jantar. Eles devem ser evitados somente antes da atividade física, porque são lentos para digerir e podem causar inchaço.

5. Ovos muito nutritivos

Os ovos são um dos alimentos mais nutritivos: em um único ovo existem cerca de 6 gramas de proteína, além de vitaminas e antioxidantes, e eles têm um poder saciante muito alto. Você pode comê-los sozinho, acompanhados de legumes, mas também fazer uma omelete ou omelete: a combinação com salmão é realmente ideal para interromper a fome e comer de forma saudável.

6. Batatas para comer com a casca

Mesmo que as batatas sejam frequentemente consideradas um ataque à dieta, se cozidas da maneira certa, elas dão uma grande saciedade. No entanto, é essencial comê-los com a pele: é de fato a parte que contém mais fibras e nutrientes. O ideal é combiná-los com pratos protéicos, como bresaola, frango grelhado, robalo, polvo ou ricos em fibras, como legumes ou legumes, que diminuem a absorção de carboidratos.

7. Sementes de Chia ricas em fibra solúvel

As sementes de chia são ricos em fibra solúvel e contêm Omega 3, bem como vitaminas, antioxidantes e proteínas. Eles são considerados um alimento com alto poder de saciedade, porque são capazes de absorver líquidos e inchar no estômago, formando um gel real. Eles também contêm poucas calorias: 30 gramas de chia contêm cerca de 140 calorias.

8. Fonte de energia do abacate

O abacate também é um alimento com um poder saciante, contém Omega 3 e, consumido pela manhã, é uma excelente fonte de energia para o dia inteiro. Mas o ideal é comê-lo em fatias: consumido na forma de molho guacamole, na verdade, você deseja consumir mais, enquanto as fatias são saciadas imediatamente.